sábado, 4 de setembro de 2010

Países avançam em direção a acordo para "Fundo Verde"

50 nações fizeram progressos na sexta-feira em direcção ao acordo para um "Fundo Verde" a fim de ajudar os países pobres a combater o aquecimento global.

Ministros do Meio Ambientes e autoridades presentes em Genebra, na Suíça, também afirmaram que qualquer acordo selado na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, que ocorrerá entre 29 de novembro e 10 de dezembro em Cancún, no México.
O fundo deverá supervisionar biliões de dólares para ajudar os países em desenvolvimento a passar dos combustíveis fósseis para as fontes de energia renovável, como a energia solar ou eólica, e auxiliar na adaptação para enfrentar mais enchentes, secas, deslizamentos e a elevação do nível do mar. 

A ministra das Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, afirmou, porém, que qualquer acordo para lançar o Fundo Verde teria de integrar um pacote maior em Cancún, incluindo formas de compartilhar tecnologias de energia limpa e proteger as florestas.

As nações ricas, afetadas pela crise mundial, mantenham a promessa feita na cúpula de Copenhague em 2009 para doar aos países pobres 30 bilhões de dólares 

Sem comentários:

Enviar um comentário