terça-feira, 9 de agosto de 2011

Avanços e desafios do país na transição para a chamada economia verde

Brasília - 'Protagonistas de uma nova economia – rumo à Rio+20' é o tema da Conferência Ethos 2011, que acontece nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9), na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). O objetivo é discutir os avanços e desafios do país na transição para a chamada economia verde. O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, vai apresentar as conclusões da sondagem feita pela instituição sobre a sustentabilidade nos pequenos negócios durante sua palestra na mesa-redonda 'Inovação para a Sustentabilidade', nesta segunda-feira, às 14h.


"Combinar desenvolvimento socioeconômico com a utilização de recursos naturais sem comprometer o meio ambiente é um desafio de alta complexidade, mas não é impossível; pelo contrário, é viável e requer soluções inovadoras", diz Carlos Alberto. Para ele, assim como a produtividade, a sustentabilidade é fator estratégico e de competitividade no ambiente global de negócios. "As oportunidades de novos negócios em virtude dessa realidade são as mais diversas e estão ao alcance das micro e pequenas empresas", destaca o diretor-técnico.
 Para definir estratégias, metodologias e ações focadas na redução do uso desordenado de matérias-primas e do desperdício, na destinação correta dos resíduos, na eficiência energética e no uso de fontes alternativas de energia, a instituição criou o Centro Sebrae de Sustentabilidade, instalado no Espaço do Conhecimento, em Cuiabá. Para orientar sua atuação junto às empresas de pequeno porte, o Sebrae está concluindo um termo de referência em sustentabilidade. Esse documento foi elaborado de modo participativo pelos colaboradores da instituição em âmbito nacional.

 Entidades que representam trabalhadores, empresários, organizações não governamentais e os setores público e acadêmico estarão reunidos para debater o conceito de uma economia includente, verde e responsável. "A proposta é dar o primeiro passo para a construção de uma agenda de transição que contemple os temas e as perspectivas do conjunto da sociedade brasileira", diz o vice-presidente do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi. O instituto é o realizador da conferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário