quarta-feira, 5 de maio de 2010

Desenvolvimento

Curso debate financiamento para desenvolvimento regional


O tema foi debatido durante o Curso Internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional e Local, que teve início segunda-feira (3) e vai até o dia 21, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná.

O diretor do BRDE citou a quebra e a privatização dos bancos públicos estaduais, em que estrangeiros é que decidem onde e como vão financiar, ao contrário de se ter um banco estadual conhecedor dos problemas locais.
 
 
 
 
O BRDE encomendou, em 2009, uma pesquisa para as universidades Unicamp e UFRJ, para verificar a perspectiva da indústria financeira e dos bancos públicos. Foram mais de cem empresas entrevistadas. Constatou-se que estes empresários esperam que os financiamentos venham por meio de bancos públicos.
 
“O Brasil precisa repensar as formas de financiamento para os investimentos estratégicos”
 
Este ano o governo federal vai aumentar o capital do BNDES em 180 milhões. É pouco. Só a Petrobrás vai investir no próximo ano US$ 250 bilhões para explorar o pré-sal”.

Desenvolvimento

IDM realiza Aula Inaugural do Curso de DESENVOLVIMENTO LOCAL

Qualificar profissionalmente os jovens e adultos das Comunidades de Atendimento Universal - CAU's dos 22 municípios do estado do Acre para que desenvolvam de forma sustentável suas comunidades.

O curso, que será executado na Escola da Floresta Roberval Cardoso, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar - SEAPROF e Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA.

Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre - ProAcre, e visa contribuir para os esforços do Governo do Acre em promover a inclusão social e econômica das populações em situação de pobreza e extrema pobreza, vulnerabilidade e risco social.

Desenvolvimento



Reunião anual da Comissão sobre o Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o objetivo de discutir sobre o controle dos impactos do modelo de consumo atual sobre o ambiente, e sobre como manter um desenvolvimento sustentável está neste momento a decorrer.

O vice-secretário-geral da ONU responsável pelos assuntos econômicos, Sha Zukang, afirmou que mudar o modelo consumidor insustentável é essencial para manter o equilíbrio ecológico do planeta.
A reunião, que vai durar duas semanas, vai focar meios para ajudar os países a usar tecnologias mais ecológicas, ajudar as empresas a desenvolver modelos comerciais mais verdes.